[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Contacte-nos

Azeitão e suas aldeias

[ Aldeia dos Irmãos ] [ Aldeia de Oleiros ] [ Aldeia da Piedade ] [Coina-a-velha]

[ Brejos de Azeitão ] [ Aldeia Rica ] [ Vila Fresca ] [ Vendas de Azeitão ]

[ver mapa da região]


Aldeia dos Irmãos  Igreja de Oleiros  Rua do Fisco-Vila Nogueira

Ao ser encarregado de organizar o novo Concelho de Azeitão (por volta de 1760), o ouvidor, Dr. Francisco Xavier de Basto exprimiu a seguinte opinião: «sendo tão limitado o distrito que fica pertencendo à jurisdição da nova vila, que não excede duas léguas e meia de comprido e meia de largo, compreendendo nesta 13 aldeias, parecia acertado que de todas elas se compusesse a nova vila mudando-se, porém, o nome de aldeia em bairros, porque pelo decorrer do tempo se poderão vir ajuntando de forma que todas elas componham hua boa cidade.»

Aldeia , inicialmente, seria o correspondente a "monte" alentejano, ou seja, «o agrupamento das casas, oficinas agrárias e habitações dos caseiros e lavradores», como diz Joaquim Rasteiro no Arqueólogo Português. Esses conjuntos de habitações foram-se desligando das quintas por compra dos ocupantes, arrendamento ou aprazamento. Existe, todavia, uma ou outra aldeia que tem origem diferente, como a aldeia de Vendas.

 

Contacte-nos

© Todos os direitos reservados - Realizado por Bernardo Costa Ramos  -   azeitao.net