[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Aldeia da Piedade

[ver mapa da região]



As Aldeias da Piedade, de São Pedro e da Portela são conhecidas genericamente por Coina-a-Velha, que é um dos mais antigos de Azeitão como atesta o seu nome e as ruínas do seu castelo.

 

A denominação de Aldeia da Piedade poderá estar relacionada com o nome de uma capela que existiu naquele local.

É bastante bonita esta aldeia. As suas casas fazem um bonito conjunto extremamente bem enquadrados na paisagem que a rodeia. Como sala de visitas apresenta o característico largo do poço, sala de convívio das gentes da aldeia e centro da sua vida diária. Por ali se vêem edifícios dos sécs. XVI, XVII, XVIII e XIX, portados redondos, cantárias rústicas, etc.

Ali moraram doutores, oficiais do exército ou da mílicia, comandantes dos fortes de Sesimbra, lavradores, destacando-se Luis Afonso «que governou esta terra (Azeitão) e ninguém se agravou dele», como se diz na sua campa datada de 1599. 


 

ALDEIA  DE  PORTELA

            É uma aldeia muito pequena , constituída por cerca de quinze famílias. Ninguém sabe quem primeiro construiu  a primeira casa naquele sítio,  mas  vem-lhe  o nome  do  facto de estar no  cume da  elevação e de ai - nessa portela - passar a estrada para o Parral e para El Carmem .

            O mesmo extracto da carta de Dom Pedro I ,  transcrito quando se fala da Aldeia de Oleiros, cita também as portelas. Desconheço, se na altura, isto é, em 1366, já estaria povoado o "cume da serra das portelas" , da qual fala o citado documento.

           

            Um pequeno texto sobre esta aldeia (71) dá-nos uma uma graciosa panorâmica : "(...) Se, por estar no alto, o vento nem sempre é bom, é, sem dúvida, boa a paisagem. Para Norte são os pinhais que parece chegarem a Lisboa, lá no fim do horizonte. Para o Sul e poente é essa planura, qual arena, onde tanta gente luta pela vida, rodeada das bancadas da serra donde a vegetação tudo conserva . "  


ALDEIA  DE  SÃO  PEDRO

            Vem-lhe o nome da capela que está perto. Alguns portais de cantaria redonda, mostram a antiguidade da Aldeia, talvez do século XVI , ou talvez anterior como o é a capela .  

            Tem 10 a 12 famílias, pouco mais.

 

mail:

© Todos os direitos reservados - Realizado por Bernardo Costa Ramos  -   azeitao.net