[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Vendas de Azeitão

[ver mapa da região]

Segundo o Prof. Pimentel a denominação de Aldeia das Vendas ficou-se a dever à existência de vendas ou lojas junto à estrada do Alentejo para Lisboa que, há séculos atrás, atravessava a povoação.

Relata-nos o Padre Manuel de que em tempos esta aldeia, juntamente com a aldeia de Pinheiros, foi berço de gente famosa. Por volta do século XVI aí habitavam familias de apelidos Antunes, Magalhães, Costa, Passos, etc. Foram naturais de Vendas, nos sécs. XVI e XVII, o Doutor Manuel Pires, o doutor meédico António Pires de Magalhães, o licenciado Padre Teotónio de Almeida, o Dr. João de Passos Magalhães, e sobretudo os músicos Filipe de Magalhães e Sebastião da Costa. Foram ambos mestres de música da capela real e considerados dos maiores músicos dos sécs. XVI e XVII.

Vendas tem alguns sinais so seu passado, tais como alguns portais quinhentistas de cantaria redonda, um registo de azulejos na rua principal e, sobretudo, a Cruz das Vendas, cruzeiro do séc. XV, mandado erigir por Vasco Queimado de Vila Lobos.


© Todos os direitos reservados - Realizado por Bernardo Costa Ramos  -   azeitao.net