[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Aldeia dos Irmãos

[ver mapa da região[ver Capela de São Sebastião

                       Igreja de São Sebastião - AIrmãos

 

A denominação de «Aldeia dos Irmãos» (e não Aldeia de Irmãos, como actualmente) deve-se, segundo a tradição, ao facto de a construção da bela capela de São Sebastião ter sido consequência da acção desenvolvida por uns irmãos que habitavam aquela localidade.

Tem data de 1553 um relato de visitação da Ordem de Santiago que diz assim: «Visitação da yrmida de São Sebastião cituada em azeitão onde chamão alldea dos Irmãos...». Todavia a aldeia existe desde há mais tempo, pois o relato referido a respeito da ermida diz assim: «...que os moradores a construiram antigamente com sua confraria.»

Pela situação onde a aldeia está situada (entre grandes quintas), percebem-se duas coisas: deve ter começado por ser habitação de caseiros e trabalhadores de algumas das quintas, e assim ficou tão pequena. Aldeia dos Irmãos é toda ela um conjunto bonito e equilibrado, podendo ficar ainda mais se se caiassem as casas e muralha.

O que mais se destaca nesta aldeia será a capela (já acima referida) que apresenta uma arquitectura bastante bonita com o seu alpendre a tomar destaque, no seu interior destaca-se o retábulo quinhentista, um conjunto de pinturas do séc. XVI, bem como alguns paramentos do séc. XVII.

 

© Todos os direitos reservados - Realizado por Bernardo Costa Ramos  -   azeitao.net