ARANHAS do Parque Natural da Arrábida

 

MORFOLOGIA

Morfologia

As aranhas, ao contrário da crença popular, não são insectos e sim aracnídeos. Diferem daqueles principalmente por apresentarem quatro pares de PATAS (três nos insectos), QUELÍCERAS (onde se encontra o veneno) e não terem antenas ou asas. Dentro dos aracnídeos encontram-se em Portugal as aranhas e também escorpiões, pseudo-escorpiões, palpígrados, opiliões, ácaros e solífugos.

O corpo de uma aranha está dividido em duas partes. A primeira, chamada de CEFALOTÓRAX, está protegida na sua face dorsal por uma carapaça rígida e a ela se ligam seis pares de apêndices. Os quatro pares de patas, as quelíceras e um par de PEDIPALPOS parecidos com patas mais pequenas mas com funções sensoriais e que nos machos adultos apresentam o segmento terminal muito volumoso, constituindo o aparelho copulador. No CEFALOTÓRAX encontram-se também os olhos, normalmente em número de oito ou, menos frequentemente, seis, quatro, dois ou mesmo nenhum como acontece em algumas espécies cavernícolas. A segunda parte, o ABDÓMEN, é mole e aí se situam as FIFIRAS produtoras de seda. As marcas e desenhos abdominais são muitas vezes característicos, permitindo a identificação do género ou mesmo da espécie.


 

   

Realizado por Bernardo Costa Ramos  -  © Todos os direitos reservados

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net