ARANHAS do Parque Natural da Arrábida

 

ECOLOGIA

Ecologia

Todas as aranhas são predadores, alimentando-se sobretudo de insectos e outros invertebrados, incluindo outras aranhas. No entanto, existem algumas que se alimentam de peixes, anfíbios ou mesmo répteis, Para caçar as suas presas usam os mais variados métodos, utilizando ou não teias para o efeito. As teias podem servir para capturar as presas ou simplesmente avisar a aranha da sua proximidade. Podem ainda conter gotículas de "cola"' ou agir como "velcro" que se agarra aos pêlos existentes nas patas ou corpo dos insectos. As teias que capturam as presas podem ter a típica forma circular vertical, podem ser uma espécie de lençol horizontal, ou mesmo não ter nenhuma forma definida. As que não utilizam a teia como método de caça podem perseguir as presas ou esperar por elas em pontos estratégicos.

Além de permitir a construção de teias, a seda tem muitos outros usos. É utilizada para fazer casulos onde são depositados os ovos, construir "tendas" onde são guardadas as crias, reforçar túneis no chão ou simplesmente para embrulhar e imobilizar as presas. Muitas aranhas deixam ainda fios de segurança por onde quer que passem, de forma a não caírem desamparadas quando em locais elevados.

Além da seda, elas possuem outro meio altamente eficaz de imobilizar as presas - o veneno. Exceptuando uma família - Uloboridae - todas as aranhas possuem veneno que é injectado pelas quelíceras e que será sempre específico para as suas presas. O veneno pertencente às da família Mimetidae, por exemplo, que se especializou em capturar outras aranhas, actua muito rapidamente nestas mas não em insectos, devido à especificidade da alimentação dos indivíduos desta família.

A digestão das aranhas é externa. Uma vez imobilizada a presa, ela regurgita os sucos digestivos que liquefazem os tecidos, podendo então absorver o líquido resultante.

A maioria tem hábitos nocturnos, refugiando-se em "ninhos" escondidos durante o dia, saindo apenas ao crepúsculo. Uma excepção são, por exemplo, os salticídeos que possuem uma excelente visão e a usam para capturar as suas presas em pleno dia.

Entre a Primavera e o Outono, a maioria das aranhas são adultas. No entanto, algumas apenas o são no Inverno. Estas são geralmente pertencentes à família Linyphiidae, podendo ser avistadas em grandes quantidades quando se encontram em dispersão. Para o efeito, elas realizam o chamado balooning, em que pairam ao sabor dos ventos suspensas por fios de seda, podendo assim realizar viagens de várias dezenas ou mesmo centenas de quilómetros.


 

   

Realizado por Bernardo Costa Ramos  -  © Todos os direitos reservados

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net