ARANHAS do Parque Natural da Arrábida

 

ESPÉCIES

1 2 3 4 5 6 7
Uloborus plumipes

TAMANHO Fêmea: 4-6 mm; macho: 3-4 mm

HABITAT Sobre plantas herbáceas e arbustivas, principalmente em prados

CARACTERÍSTICAS Constrói uma teia circular horizontal, não possuindo glândulas de veneno. Existe outra espécie bastante parecida (Uloborus walckenaerius) com o mesmo tipo de teia. A espécie aqui representada distingue-se por apresentar dois grandes tubérculos abdominais e as fêmeas possuírem um denso conjunto de pêlos no primeiro par de patas.

ESTAÇÃO Verão

Filistata insidiatrix

TAMANHO Fêmea: 11-14 mm; macho: 4,5-6,5 mm

HABITAT Fissuras de paredes ou debaixo de pedras

CARACTERÍSTICAS Constrói um refúgio tubular de onde saem fios de seda dispostos radialmente que alertarn a aranha da proximidade de presas. A teia pode ser confundida com as da família Segestriidae mas a ocupante é completamente diferente e inconfundível.

ESTAÇÃO Todo o ano

 

   

Realizado por Bernardo Costa Ramos  -  © Todos os direitos reservados

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net