Introdução
Ecologia
Morfologia
Famílias existentes
Espécies
 

 

   
 

 

ARANHAS do Parque Natural da Arrábida  

 

Algumas das famílias existentes

Algumas das famílias existentes no PNA

ATYPIDAE - Com um único representante em Portugal - Atypus affinis - constrói tocas no solo, prolongando-as acima deste corri uma espécie de "meia" em seda, que permite a detecção de insectos que passem por cima.

NEMESIIDAE - São conhecidas como "buraqueiras" devido à construção de uma toca no solo, tapada por um opérculo formando um alçapão. Este evita a entrada de predadores na toca e permite ataques surpresa a potenciais presas.

ULOBORIDAE - É a única família a não possuir glândulas de veneno, compensando esta aparente desvantagem com a rapidez com que enrola as presas, uma vez elas caídas na sua teia.

FILISTATIDAE - Escolhem fissuras em rochas, paredes ou árvores para construir a toca e, à volta da entrada, dispõem radialmente fios de seda que as alertam da passagem de insectos em torno do esconderijo, precipitando-se para cima deles.

SEGESTRIIDAE - Não sendo aparentadas com as anteriores - Filistatidae, desenvolveram mecanismos de caça similares.

DYSDERIDAE - Muito comuns, possuem quelíceras bastante alargadas como adaptação a um tipo particular de presa, os bichos de conta, visto estes possuírem um exo-esqueleto bastante resistente.

SCYTODIDAE - Chamadas de "aranhas-cuspideiras", as aranhas desta família capturam insectos cuspindo uma mistura de cola e veneno que os prende ao substrato como uma rede.

THOMISIDAE - São as chamadas "aranhas-caranguejo" pois conseguem andar de lado ou mesmo para trás, fazendo caça de espera em pontos estratégicos como flores. Algumas conseguem ainda mudar de cor, dependendo do fundo em que se encontram.

SALTICIDAE - Têm a particularidade de tal como o nome indica saltar para cima das presas quando ainda se encontram a uma distância razoável.

LYCOSIDAE - Inclui as verdadeiras tarântulas, também conhecidas por "aranhas-lobo", sendo caçadoras activas que correm atrás das presas.

AGELENIDAE - Família mais comum, cujos representantes podem ser facilmente encontrados em todos os habitats, com ou sem vegetação, ao nível do solo ou em cima de árvores. Constroem teias laminares horizontais, com um retiro onde a aranha se esconde até uma presa cair na teia.

MIMETIDAE - Especialistas em imitar a vibração causada por um insecto caído na teia de aranhas de outras famílias. Quando as hospedeiras se aproximam para imobilizar a suposta presa, são por elas atacadas.

THERIDIIDAE - Bastante comuns e variadas, constroem teias aparentemente aleatórias.

ARANEIDAE - Constituem a grande maioria das espécies construtoras das típicas teias circulares.

TETRAGNATHIDAE - Tal como as anteriores, são construtoras de teias circulares

 


 

   

Realizado por Bernardo Costa Ramos  -  © Todos os direitos reservados

 

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net