azeitao.net

 
 

Pinheiros de Azeitão

Pinheiros é circundada pelo antigo morgado dos marqueses de Minas que compreendia, ainda, a Quinta da Torre, sendo o seu mais ilustre proprietário o célebre D. Francisco de Sousa, primeiro Marquês das Minas e terceiro Conde do Prado.

Segundo informação do nosso Pároco, Padre Manuel de Sousa, a primeira referência que conhece em relação a Pinheiros, encontrou-a no Convento de São Domingos de Azeitão e consta do seguinte: Em nome de ~Ds . am~em. Saybbam ~qntos esta ~cta depura v~eda birem ~qna Era do nacim.to denosso Senhor Jh~u bx~pos xpo de mill Eqtro centos E ~tnta Eh~um anos ... em Azetã ... na aldeia de billa feixe ... pareceo bernalda Dominguez ... morador no ditto logo de azeitã na aldea dos Pinheiros ...

E continua a nossa fonte: «(...) Aldeia era o núcleo urbano de uma herdade e tinha o nome do dono da herdade. Havia algumas excepções mas raras. Por isso é minha convicção que Pinheiros era nome de pessoa.»

       Em 1411 viviam em Setúbal Estevão Anes Pinheiro, Lourenço Gomes Pinheiro e Estevão Pinheiro. Eram todos originários de Barcelos, onde a familia Pinheiro tinha importância. 

      Os Pinheiros de Setúbal eram todos criados do Infante D. João, Mestre de Santiago. Em 1427 fica dono da Bacalhoa. Esta passou depois para Dona Brites, filha do infante Dom João, e aparece como criado dela Diogo Pires Pinheiro, neto do citado Estevão Anes Pinheiro. Em 1570 moram em Pinheiros, Brás Pires e Francisco Pires.

      É hipótese justificada, pelo que fica dito, que os Pinheiros fossem os donos da herdade dos Pinheiros onde se fundou a aldeia.

      Os testemunhos históricos locais mais antigos da Aldeia de Pinheiros de Azeitão são dois ou três portais quinhentistas.

 

 
 


Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net