azeitao.net

 
 

Aldeia de Castanhos

Conta-nos o padre Manuel de Sousa que: « (...) seguindo a lógica de formação das aldeias nos sécs. XIV e XV, Castanhos devia ser nome duma familia, de que ainda não foram encontradas informações.

Segundo outra lógica, a zona seria um souto de castanheiros bravos (castanhos) aqui existentes (e do qual alguns imponentes exemplares ainda restam na contígua Quinta das Torres) que tenham dado nome ao povoado, a exemplo talvez, segundo a mesma teoria, da Aldeia da Nogueira, Villa do Freixo e Aldeia dos Pinheiros. Será?

Nesta aldeia existiu a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que foi transformada há anos em armazém e hoje é uma casa particular. Tinha feito parte, há séculos atrás, do recolhimento do Jesus Bom Pastor, extinto no tempo de D. Jorge, Duque de Coimbra, quando este transferiu as freiras dominicanas que estavam instaladas nessa localidade para o convento de São João, que fundara em Setúbal.

Três familias marcaram esta aldeia: os Gomes de Oliveira; Pegado de Valadares e Cerqueira.

A familia Gomes de Oliveira deixou-nos Joaquim Pedro Gomes de Oliveira, estadista e escritor, que morou em Oleiros, António Maria de Oliveira Parreira, professor e escritor, e outros. O nome de Estevão Pegado de Valadares encontra-se entre os descobridores da Flórida, no Novo Mundo. Os Velosos Cerqueiras, foram ligados à Casa de Aveiro.

Numa crónica recente de Guilherme de Oliveira Martins, são citadas algumas curiosidades sobre a permanência de ilustres membros da sua família, em Castanhos, nomeadamente sobre o historiador Joaquim Pedro de Oliveira Martins.

O grande naturista José de Anchieta, teve casa em Castanhos. Provavelmente , sua mulher aqui viveu, enquanto o cientista e explorador permaneceu em terras africanas na sua grandiosa tarefa.

 



   
aldeias...
   
 


Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net