azeitao.net

 

Aldeia Rica

A sua denominação resultou, muito provavelmente, da sumptuosidade e riqueza das quintas que existiam nesta zona de Azeitão.

As primeiras notícias desta aldeia surgem nos finais do séc. XVI e encontram-se nos registos paroquiais. No séc. XVII, nos registos notariais de Azeitão, esta aldeia é referida como «Aldeia da Rica». Assim se encontra numa escritura de 23 de Julho de 1683.

Arrisca-se, hoje em dia, a perder a sua individualidade por integração em Vila Nogueira, algo, a que Oleiros e Aldeia dos Irmãos também se arriscam, pois com a ocupação habitacional dos espaços intermédios, vai-se constituindo um aglomerado que poderá vir a ter a designação da velha Vila Nogueira.

Esta aldeia tem dois monumentos que se destacam: a fonte com o seu baixo relevo maneirista (ver foto), e uma casa no largo, que é um belo exemplar de casa de família burguesa dos finais do séc. XVI.

Acabamos com uma poesia (parte dela), do poeta azeitonense Carlos Alberto, dedicada a esta aldeia:

Poetas e prosadores
cantaram a tua beleza,
moldura da natureza,
terra dos meus amores.
E se te rendo louvores,
oh, minha aldeia famosa,
é por seres a mãe estremosa
deste poeta aldeão
que te canta esta canção
Aldeia Rica formosa.

 



   
aldeias...
   
 


Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net