azeitao.net

 
 

Aldeia de Oleiros

Oleiros é povoação muito antiga. O nome da aldeia está relacionado com a existência com a existência de uma pequena olaria onde se constitui a povoação. O primeiro documento que a refere é uma carta do Rei D. Pedro I, de 1366, pela qual concede que Azeitão tenha juiz. Nesse documento diz-se assim: «...tenho por bem e mando que aia hy hu~ juiz... que o dito juiz q~ for morador em azeitão ouça hy e determine todollos fetos dos moradores da dita comarca e daqueles que som e forem moradores daagua doleyris q~ tra pallmela e pelo cume da serra das portelas q~tra conna a nova.»

Como sinais desse passado temos algumas portados de cantaria, redondos, dos séculos XVI ou XVII, a capela de São Marcos de 1676 e o solar.

Chafariz de OleirosA capela tem uma talha do séc. XVII que nunca foi dourada e tem também alguns paramentos dessa época.
O solar é do 1º quartel do séc. XVIII. É em U com as alas laterais para a frente, onde são ligadas por muro alto, tendo este em si o portão nobre, No interior do pátio está uma escada que ao fim do primeiro lanço se bifurca levando assim ao primeiro andar de cada ala. Foi mandado construir por Francisco Xavier da Costa. É pena estar votada à quase ruína.



 
 


Azeitão, uma região a descobrir!


Aldeias de Azeitão


 
 

®www.azeitao.net  - ©Bernardo Costa Ramos

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net