início
Aderentes
Casa Mãe da Rota de Vinhos da Costa Azul
Percursos Turísticos
Alojamento
Onde estamos

---------------------------------

  • ROTAS: I, II, III, IV e V
  • Gastronomia
  • Museus temáticos
  • Calendário de eventos

 

ROTAS

---------------------------------

> Rota I

POR TERRAS DE SANTIAGO (clique para descarregar ficheiro word)

História, Património e Artesanato

> Rota II

POR TERRAS DA ARRÁBIDA (clique para descarregar ficheiro)

Vinho, Arte e Natureza

> Rota III

POR TERRAS VERDES (clique para descarregar ficheiro)

 

Vinhas e Golfe

> Rota IV

POR TERRAS DE COLONOS, FERROVIÁRIOS E ANTIGAS DEVOÇÕES (clique para descarregar ficheiro)

 

Horizontes de Ruralidade

> Rota V

POR TERRAS DO SADO (clique para descarregar ficheiro)

Salinas e Natureza

---------------------------------

GASTRONOMIA E PRODUTOS REGIONAIS

Os pratos mais característicos da rica e saborosa gastronomia do concelho de Palmela, que poderá encontrar nas Rotas I – III – IV e V são : o Frango à Moda de Palmela, Galinha do Campo de Cabidela, Pato com Arroz no Forno, Ensopado de Borrego, Bacalhau à Terceira Geração, Coelho à Graciosa, Bucho com feijão, Codornizes, entre outras delícias.

Nos produtos regionais destacam-se o Queijo de Azeitão,  Pão caseiro, Manteiga de Ovelha, Fogaça de Palmela, Bolinho de amêndoa, Pêra cozida em vinho Moscatel, Tarte de Maçã riscadinha, Arroz doce com leite de ovelha, Suspiros, Bolo de Família e nas frutas a Uva Moscatel e a Maçã riscadinha.

Mas, se estiver a percorrer as Rotas III e IV, os pratos mais característicos do concelho do Montijo são : a carne de porco assada na brasa, nomeadamente os Lombinhos de Porco com Açorda, Entrecosto com Migas, Lombo assado à Montijo, Caldeirada à Pescador, Ensopado de Enguias, Massa de Safio, Enguias fritas com arroz de pimentos ou açorda. Na doçaria destacam-se os Aldeanos, Queijadinhas de leite, Pudim de vinagre e o Bolo de milho, assim como o Queijo Saloio de cabra.

Nas Rotas II e V , especialmente em Azeitão, poderá adquirir as deliciosas Tortas de Azeitão, Esses de Azeitão, Queijinhos doces, Queijadas, Doce de laranja, Torta de laranja, Casca de laranja cristalizada, Marmelada de laranja e também o Queijo de Azeitão.

Se pretender desfrutar da gastronomia desta zona sugerimos a Caldeirada, Feijoada de Choco, espetada de Tamboril, Choco Frito, Sopa do Mar, Salmonetes à Setubalense e os mariscos como a Santola de Setúbal.

Não poderemos esquecer os vinhos tintos, brancos, o Moscatel de Setúbal e o Moscatel Roxo, característicos desta região.

---------------------------------

MUSEUS

 Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha na Adega de Algeruz

O Núcleo Museológico do Vinho e da Vinha instalado na antiga Herdade de Algeruz, dispõe de um valioso espólio que é constituído por maquinaria e utensílios vários ligados à produção vitivinícola.

A musealização deste espaço, concebido de raiz para fins vinícolas, sublinha  o conjunto representativo da cultura material que a adega dispõe e desenvolve-se através de um percurso museológico-expositivo centrado na colecção, que reconstitui o modo operatório do sistema de vinificação.

Deste modo, da recepção do núcleo museológico, o visitante entra no espaço de acolhimento confinado à Ala da vinificação pelo sistema de ânfora argelino; o percurso continua pelo laboratório e daqui passa à Ala do armazenamento e escoamento dos vinhos. Em seguida, da galeria - espaço também dedicado a exposições de carácter temporário -, passa-se à Ala multimédia e de lazer, que comunica com a Ala de reserva do Moscatel. Já no final do percurso,  que conduz à Ala da destilaria, também conhecida por ‘fecho da adega’ por aí terminar o ciclo da produção, o visitante é reconduzido à recepção, onde estão disponíveis alguns materiais de divulgação e outras informações úteis aos diferentes públicos utilizadores do equipamento museológico.

Contacto : Câmara Municipal de Palmela – Museu Municipal Tel. 21 233 81 80

 

Museu Agrícola da Atalaia

Situada no perímetro urbano da freguesia, a Quinta Nova de Atalaia, datada do Séc. XVIII, constitui hoje um marco importante do passado rural do Concelho.

No Séc. XX, foi pertença da família Santos Fernandes. Doada à Câmara Municipal de Montijo em 1997, permitiu a instalação do primeiro núcleo museológico dedicado à temática agrícola do Concelho, no qual podemos observar, em funcionamento, todo o engenho de produção de azeite e vinho ( lagares e maquinarias originais ). No exterior encontramos, ainda, um pomar e uma horta.

Quinta Nova da Atalaia – Atalaia – Montijo Tel. : 21 232 30 30

Horário: Segunda a Sexta-feira: 9:00 às 17:30

Sábados, Domingos e Feriados: Só para grupos com marcação prévia.

---------------------------------

CALENDÁRIO DE EVENTOS (anual)

clique para descarregar ficheiro word

..topo..

---------------------------------


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net