início
Aderentes
Casa Mãe da Rota de Vinhos da Costa Azul
Percursos Turísticos
Alojamento
Onde estamos

---------------------------------

Aderentes

> Adega Cooperativa de Palmela
> Cooperativa Agrícola Santo Isidro de Pegões
> Emídio de Oliveira e Silva & Filhos
> José Maria da Fonseca Vinhos SA
> Bacalhôa - Vinhos de Portugal (ex JP)
> SIVIPA
> Sociedade Agrícola de Pegos Claros
> Venâncio da Costa Lima

 

Importante: Para visualizar todos os aderentes (15 em 2005) terá que descarregar o ficheiro "aderentes"

..topo..

 

---------------------------------

Adega Cooperativa de Palmela

Fundada em 1955, iniciou a sua actividade com cerca de 50 associados, produzindo cerca de 1,5 milhões de litros de vinho. Actualmente conta com mais de 400 viticultores para uma produção estimada em 10 milhões de litros.

Serve uma vasta região produtora de vinho, onde se incluem os concelhos de Setúbal e de Palmela, recebendo aproximadamente 20% da produção total de ambos e mais de 60% das uvas de Palmela. A sua principal zona vinícola estende-se pelas planícies arenosas deste concelho.

Responsável pelo engarrafamento de 5 milhões de litros de vinho, está bem implantada no mercado interno, escoando parte significativa da produção para os mercados de exportação.

> Palmela - Vinho tinto V.Q.P.R.D., obtido integralmente a partir da casta Castelão/Periquita.

Com fermentação e remontagem controladas, é sujeito a breve estágio em carvalho nacional e garrafa. Bem equilibrado, acompanha caça, carne e peixe de forno.

> Palmela - Vinho branco V.Q.P.R.D., monocasta Fernão Pires, é fruto de uma fermentação controlada e uma maceração peculiar. Fresco, com aroma interessante, degusta-se em pleno com peixe e mariscos.

> Moscatel de Setúbal - D.O.C., generoso de excelente qualidade, requintado aroma e cor dourada. Serve-se como aperitivo ou digestivo.

Adega Cooperativa de Palmela, C.R.L.
Palmela Gare
2950-401 PALMELA
Tel.:21 233 70 20
Fax:21 235 30 21
E-mail: adegacoopalmela@mail.telepac.pt

> Visitas guiadas com prova:
Segunda a Sexta-feira - 9:00/17:00
Sábados e Domingos - marcação prévia

..topo..

---------------------------------

Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões

SalaConstituída em 1958, esta cooperativa possui desde o seu início uma secção vitivinícola. Da comercialização de vinho por grosso, passa a dedicar-se à produção e comercialização de vinho engarrafado. As marcas "Pegões" e, em sua substituição, "Santo Isidro" foram responsáveis, durante algum tempo, pelo sucesso comercial da casa.

Mais recentemente, as marcas "Fontanário de Pegões", "Adega de Pegões" e "Vale da Judia" vêm acrescentar estimulantes padrões de qualidade aos vinhos produzidos. As distinções internacionais têm-se vindo a suceder, num claro reconhecimento da excelência da vitivinicultura praticada pelos seus associados.

> Fontanário de Pegões Branco 96 - V.Q.P.R.D., obtido a partir da casta Fernão Pires. Fresco e frutado, possui corpo e acidez equilibrada. Medalha de Prata no Challenge International du Vin De Bordéus - 1997.

> Fontanário de Pegões Tinto 94 - V.Q.P.R.D., de casta Castelão/Periquita feito a partir de uvas vinificadas separadamente e estagiadas em meias pipas de carvalho nacional e francês. De acentuada cor, possui taninos leves mas persistentes. Medalha de Ouro no Challenge International du Vin de Bordéus - 1997.

> Vale da Judia Tinto - Vinho Regional Terras do Sado obtido a partir da casta Castelão/Periquita. É um vinho jovem com aromas a frutos vermelhos maduros, bem conjugados com a madeira. Medalha de Prata no Challenge International du Vin de Bordéus - 1999 e Medalha de Prata no Wine Challenge de Londres - 1999.

Cooperativa Agrícola Sto. Isidro de Pegões, C.R.L.
Rua Pereira das Caldas, 1
2985-158 SANTO ISIDRO DE PEGÕES
Tel.: 265 89 88 60/2
Fax: 265 89 88 65

> Visitas:
Segunda a Sexta-feira - marcação prévia

..topo..

---------------------------------

Emídio de Oliveira e Silva & Filhos

A criação desta adega remonta a 1937, ano em que foi fundada em Palmela por Emídio de Oliveira e Silva.

Casa produtora e armazenista, o vinho produzido foi, durante duas décadas, comercializado em barril. Procurando continuamente adaptar-se às condições e características do mercado e acompanhar a modernização das tecnologias de fabrico e preparação dos vinhos, inicia, a partir de 1958, a comercialização do vinho engarrafado. Em 1966 a firma passa a ter a denominação actual de Emídio de Oliveira e Silva & Filhos, Lda.

Os vinhos produzidos possuem aceitação no mercado português, em especial no centro e sul do país, sendo também relevante a sua exportação.

As principais marcas comercializadas, para além das destacadas, são as dos vinhos de mesa "Santiago", "Terrabela" e "Adega" - brancos e tintos, do vinho abafado "Terrabela" e da aguardente bagaceira "Nova Capela".

> Palmela Anos de Ouro - V.Q.P.R.D. tinto apurado a partir de selecção das melhores uvas da casta Castelão/Periquita e vinificado de forma tradicional. Vinho encorpado de travo macio, acompanha bem assados (caça) e queijos.

> Palmela Reserva- V.Q.P.R.D. tinto apurado a partir de selecção das melhores uvas da casta Castelão/Periquita. Vinificado de forma tradicional, é sujeito a estágio em madeira, sendo engarrafado na sua totalidade. Óptimo para acompanhar caça e queijos de sabor intenso.

> Moscatel de Setúbal - D.O.C. generoso de colheita obtido a partir da casta Moscatel de Setúbal, com vinificação tradicional e fruto de estágio prolongado. Conforme a sua idade pode ser servido como aperitivo ou vinho de sobremesa.

Emídio de Oliveira e Silva & Filhos, Lda.
Quintarola dos Carvalhos, 442
E.N. 379/2
2950-302 PALMELA
Tel./Fax: 21 235 00 37
E-mail: terrabela@mail.telepac.pt

> Visitas:
Segunda a Sexta-feira - manhãs
marcação prévia

..topo..

---------------------------------

José Maria da Fonseca Vinhos SA.

Fundada em 1834 por José Maria da Fonseca, é a mais antiga empresa portuguesa produtora de vinhos de mesa e Moscatel de Setúbal.

O seu fundador fixou-se no início da década de 30 em Azeitão, sendo responsável por numerosas inovações na vitivinicultura, como a utilização do arado, a criação de um maior compasso entre as cepas de forma a obterem maior exposição solar, ou a introdução de novas castas na região, como a Castelão/Periquita.

O engarrafamento, "a maneira civilizada de apresentar os objectos", demonstra a sua estratégia comercial pioneira. Em meados do séc. XIX lança as marcas Moscatel de Setúbal e Periquita, vocacionadas para a exportação. Com o declínio das exportações de grande monta para o Brasil, a empresa aposta na produção de vinhos rosé criando as marcas Faísca (1937) e Lancers (1944). O primeiro vinho branco, Branco Seco Especial - BSE, data de 1945; o tinto Pasmados foi lançado em 1959. Ultrapassando a produção na zona de Setúbal, estende actualmente a sua actividade às regiões do Dão, Portalegre e Reguengos.

Modernizando os processos de vinificação, estágio e envelhecimento dos vinhos, tem, a partir de 1997 criado novos vinhos como o Periquita Clássico, os Primum e a Colecção Privada que vêm, respeitando a tradição, adaptar-se aos novos hábitos de consumo. À frente dos destinos da José Maria da Fonseca encontram-se actualmente os representantes da sexta geração de descendentes, António Soares Franco e Domingos Soares Franco, enólogo.

> BSE - Vinho Regional Terras do Sado obtido a partir das castas Fernão Pires, Moscatel, Arinto e Malvasia. Frutado, possui uma acidez equilibrada.

> Periquita  - “Periquita” é a marca de vinho de mesa mais antiga em Portugal, tendo nascido na década de 1850. É um vinho classicamente português, apreciado ao longo dos tempos pelas sucessivas gerações de apreciadores de vinho, sendo definitivamente um vinho para o século XXI.

> Moscatel Roxo 20 Anos - D.O.C. generoso envelhecido em cascos de madeira. Frutado e muito suave, é um excelente vinho de sobremesa.

José Maria da Fonseca Succs.,Vinhos S.A.
Rua José Augusto Coelho, 11/13
2925-542 VILA NOGUEIRA DE AZEITÃO
Tel.: 21 219 89 40
Fax: 21 219 89 42
URL: http://www.jmf.pt
E-mail: enoturismo@jmfonseca.pt

> Visitas à Casa-Museu sujeitas a marcação prévia. Durante a semana das 10h00 às 12h15 e das 14h00 às 17h30. Inclui prova de vinhos.

> Loja de Vinhos: 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h30

Ver ainda: http://www.azeitao.net/vinhos/index.htm

..topo..

 

---------------------------------

Bacalhôa - Vinhos de Portugal (ex Jp Vinhos)

Fundada em 1922, dedicou-se inicialmente à produção e comercialização de vinho a granel. No final dos anos setenta António d`Avillez torna-se o maior accionista, procedendo à remodelação da adega e empreendendo o cultivo de novas áreas. Consequentemente, a partir de 1982 entra no segmento dos vinhos engarrafados, com marcas próprias que têm vindo a conquistar a preferência dos mercados interno e externo.

Em 1995 a família Berardo inicia a participação no capital da empresa, tendo-se posteriormente tornado accionista maioritária.

A J.P. Vinhos tem vindo a desenvolver uma estratégia que lhe permite produzir vinhos de grande qualidade acessíveis a um vasto leque de consumidores. De entre os numerosos vinhos produzidos podem ser mencionados os excelentes tintos "Má Partilha" e "J.P. Garrafeira", e os brancos "Catarina" e "Cova da Ursa", bem como os Moscatéis.

> J.P. Branco - Vinho Regional Terras do Sado, produzido a partir das castas Moscatel e Fernão Pires, vinificadas separadamente. Frutado, conserva os aromas primários da uva. Deve consumir-se jovem.

> Quinta da Bacalhoa - Vinho Regional Terras do Sado tinto seco de colheita, obtido a partir predominantemente da casta Cabernet Sauvignon. Estagiado em carvalho novo português, possui aroma de frutos e de madeira, proporcionando um sensação gustativa cheia e robusta. Acompanha bem carnes vermelhas.

> J.P. Moscatel - Vinho D.O.C. generoso sem data de colheita, inteiramente produzido a partir da casta Moscatel. De sabor macio, deve ser consumido fresco como aperitivo ou a par de sobremesas.

Bacalhôa Vinhos de Portugal
Estrada Nacional 10
Vila Nogueira de Azeitão
2925-901 Azeitão
Portugal

T. +351 21 219 80 60
F. +351 21 219 80 66
E. info@bacalhoa.pt

> Visitas guiadas com prova:
Segunda a Quinta-feira - 9:00/18:00
Sexta-feira - 9:00/12:00
Sábados - marcação prévia

Ver ainda: http://www.azeitao.net/vinhos/index.htm

..topo..

---------------------------------

SIVIPA

SalaSociedade fundada por um colectivo em 1964, é uma importante referência na produção e comercialização de vinho da região de Palmela.

Utilizando novas tecnologias e as mais modernas e rigorosas técnicas de fabricação e controle, os vinhos produzidos têm vindo a atingir renovados níveis de qualidade. "Sivipa", "Fortaleza", "Bota Alta", "Valdera", "Mesa Rica", "Veritas", "Serra Mãe" são algumas das marcas de referência desta Sociedade Vinícola que produz vinhos tintos, brancos, rosés, generosos e espirituosos.

> Sivipa - Vinho Regional Terras do Sado, produzido nas variedades de branco, tinto e rosé.

> Veritas - V.Q.P.R.D. tinto, obtido a partir da casta Castelão/Periquita, de cor acentuada e bom corpo.

> Sivipa - Setúbal - Vinho generoso D.O.C. , com 17% vol. Moscatel de boas características, branco e roxo.

SIVIPA - Sociedade Vinícola de Palmela, S.A.
E.N. 379 - Km 34
Sítio da Lage
2950-302 PALMELA
Tel.: 21 235 12 64
Fax: 21 235 02 47

> Visitas sujeitas a marcação prévia

..topo..

---------------------------------

Sociedade Agrícola de Pegos Claros

AdegaCriada em 1920, situa-se na fronteira entre o concelho de Palmela e o Alentejo. Desde o início que se dedica ao cultivo da uva e do vinho, abrangendo actualmente cerca de 600 ha, dos quais 50 com ocupação de vinha com mais de 30 anos e cerca de 30 ha com vinha nova onde está exclusivamente implantada casta Castelão/Periquita.

Em Pegos Claros são ainda utilizados métodos tradicionais na vinificação, sendo a uva pisada a pé e fermentada em lagar.

O vinho estagia em pipas de carvalho nacional pelo período de um ano, após o que é engarrafado, nunca chegando ao consumidor com idade inferior a três anos.

Os seus vinhos tintos, premiados, são de excelência e conhecem renovadas virtudes com a passagem do tempo.

> Pegos Claros Reserva 1993- V.Q.P.R.D. tinto varietal, encorpado e macio, que já mereceu distinção internacional (Medalha de Ouro - Madrid 1997).

> Pegos Claros 1994 - V.Q.P.R.D. tinto, obtido integralmente a partir da casta Castelão/Periquita. 3º prémio do Instituto da Vinha e do Vinho. Prémio do Melhor Vinho da Região de Palmela - 1997.

> Pegos Claros 1995 - V.Q.P.R.D. tinto encorpado, com taninos presentes, que melhoram na garrafa. Premiado pelo I.V.V., Medalha de Prata em Bordéus - 1998.

Sociedade Agrícola de Pegos Claros, Lda.
2985-153 PEGÕES VELHOS
Tel./Fax: 265 89 62 21

> Visitas:
Segunda a Sexta-feira - 8:00/12:00-13:00/17:00
Sábados e Domingos - marcação prévia

..topo..

---------------------------------

Venâncio da Costa Lima

AdegaDesde 1914 que a Venâncio da Costa Lima se encontra em funcio-namento em Quinta do Anjo. A sua principal actividade tem sido, desde o início, a da produção e comercialização de vinho, tendo, há algumas décadas atrás, abandonado em definitivo outros produtos agrícolas para se dedicar em exclusivo à exploração vitivinícola. A actualização tecnológica e a moderni-zação dos equipamentos têm vindo a per-mitir um aumento constante dos níveis de qualidade dos vinhos produzidos, que mantêm as características tradicionais da região vitícola de Palmela.

De entre a sua produção, merecem relevância, para além dos destacados, o vinho de mesa "Serrinha", o Palmela V.Q.P.R.D. 1996 "Venâncio da Costa Lima", ou o excelente "Venâncio da Costa Lima" Reserva 1994.

> Serra do Louro - Vinho branco Regional Terras do Sado.

> Venâncio da Costa Lima Garrafeira 91 - V.Q.P.R.D. tinto considerado o topo de gama da produção desta adega.

> Moscatel de Setúbal - D.O.C. obtido a partir de uvas de produção própria, com estágio mínimo de três anos.

Venâncio da Costa Lima, Sucrs., Lda.
Rua Venâncio da Costa Lima, 139
2950-701 QUINTA DO ANJO
Tel.: 21 288 80 20
Fax: 21 288 80 25
E-mail: vcl@mail.telepac.pt

> Visitas:
Segunda a Sexta-feira - 9:00/12:00 - 14:00/17:00 (aviso prévio)
Sábados - marcação prévia

..topo..

 

---------------------------------


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net