[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Gastronomia

A região da Costa Azul integra duas áreas de tradições gastronómicas bem distintas: o litoral, onde predominam os pratos de peixe, e o interior, onde se aprecia a caracteristica gastronomia alentejana.

Região de peixe fresquíssimo e de muito marisco, a nobreza da matéria-prima justifica que certas espécies ainda sejam habitualmente associadas a estas terras; a pescada e o espadarte de Sesimbra, os salmonetes de Setúbal. A caldeirada e o ensopado de enguias, a sopa de peixe e a sopa de tamboril com poejos, as cadelinhas e os carapaus assados são algumas das mais conhecidas especialidades. Nas zonas de mais marcada influência alentejana é necessario não esquecer as migas com carne de porco, a açorda à alentejana, o coelho frito ou o chispe no forno.

A doçaria é igualmente rica e variada, sendo de destacar as pinhoadas e os bolos de pinhão da região de Alcácer, os doces de laranja de Setúbal, os esses e as tortas de Azeitão, as fogaças e as peras cozidas em vinho moscatel de Palmela.

O queijo de ovelha de Azeitão e os vinhos da região de Palmela, com destaque para o moscatel e para os da casta Periquita, são igualmente de grande qualidade e possuem renome internacional.

Voltar para Costa Azul

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net