[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Artesanato

 

A autenticidade do artesanato de uma determinada região, reconhece-se por três aspectos fundamentais:

1- o domínio e o emprego de uma determinada técnica;
2- utilização por parte do artesão dos materiais que tem à mão;
3- representação do mundo do artesão.

0 artesanato é assim o produto de uma cultura, material, que através da utilização de técnicas e saberes tradicionais, expressa vivências e sensibilidades tão diversas quanto os "mundos dos artesãos" e os seus imaginários.

A Região da Costa Azul congrega a sua actividade humana em torno de três cenários dominantes: o cenário rural, o cenário fluvial e o cenário maritimo. A estes três cenários naturais, vêm juntar-se neste século a indústria e o grande crescimenro urbano.

É neste contexto de paisagem e recursos variados, que se vai operar a transformação dos materiais e o desenvolvimento de técnicas que conduzem à criação dos objectos de grande expressividade, utilidade e beleza, que hoje constitui o património artístico-artesanal da Costa Azul.

Com o objectivo de dar a conhecer esses objectos e os contextos que envolvem a sua criação, esboçamos uma geografia do artesanato da Costa Azul, indicando e caracterizando as suas áreas de proveniência, materiais empregues e o tipo de actividade.

O Mundo Rural

Nesta região, o mundo rural é representado pelo Alentejo e todo o interior da Península de Setúbal. Neste meio, o objecto artesanal, guarda ainda uma evolução utilitária muito forte o que lhe confere uma estética muito própria e eminentemente funcional. Deste artesanato, destacamos aquele que tem no barro, no ferro, nas fibras vegetais (vime, cana e verga), na madeira, nas peles e nos fios texteis (algodão e lã) as matérias-primas base.

O Mundo Fluvial/Maritimo

Estas áreas situadas nas margens do Tejo e do Sado e ao longo de toda a costa da Costa Azul, tem os seus principais centros marítimos em Sesimbra, Setúbal e Sines e fluviais em Alcochete, Montijo, Moita e Seixal. O artesanato destas regiões caracteriza-se pela representação de motivos ligados ao mar e ao rio (miniaturas de barcos), emprego de técnicas ligadas ao trabalho marítimo (fabrico de apetrechos de pesca e cordas) e utilização de espécies marinhas de que são exemplo os trabalhos em escamas e as composições com conchas, peixes, carapaças de mariscos e estrelas do mar.

O Mundo Urbano/lndustrial

Este é o mundo económico e socialmente dominante. É o mundo que assimila e transforma todos os outros imaginários e onde o artesão realiza com grande mestria a simbiose de saberes e técnicas tradicionais, experimentadas em novos materiais, segundo técnicas mistas e de acordo com o gosto próprio de uma cultura urbana. Esta produção artesanal, de influências multiplas encontra-se dissiminada por todo o distrito, com principal incidência nas áreas urbanas e comerciais de Almada e Setúbal e nos polos industriais das áreas do Barreiro e Sines.

O artesanato urbano/industrial utiliza todos os tipos de materiais, técnicas e ferramentas que o mundo urbano/industrial lhe proporciona. Sendo o seu carácter individual e artístico que o distingue da produção industrial em série.

Áreas de Contacto e Transição

A história industrial, o crescimento urbano, a mobilidade de pessoas e tecnologia, a complementariedade de actividades e os meios de comunicação social são decisivos no esbater cada vez maior das fronteiras entre as várias zonas da Costa Azul, anteriormente definidas. Sáo duas as áreas de transição a destacar: 1- faixa entre Almada e Montijo; 2- região do Estuário do Sado.

Voltar para Costa Azul

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net