[Home] [V.N. Azeitão] [Vila Fresca de Azeitão] [Tradições] [Alojamento] [Restaurantes] [Golfe] [Mapas] [Produtos Regionais] [Aldeias de Azeitão] [Palácio, Solares e Quintas] [Arrábida] [Concelho] [Sebastião da Gama] [Costa Azul] [Doces Pecados] [Contactos] [Comércio] [Apoios]


Museu Sebastião da Gama

[FOTOS Museu]

[ver mapa da região]

Horário:
Terça-feira a Sábado - das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00 (encerra aos Domingos e Segundas)

Actividades:
Visitas guiadas com marcação, conferências, colóquios, recitais e exposições.

Morada: Rua de Lisboa (logo à entrada de Azeitão)
2925 Vila Nogueira de Azeitão
Tel. 212188398

Inaugurado no dia 1 de Junho de 1999

 

Artigo do JN de 3 de Junho de 1999
Sebastião da Gama aos 22 anos na então Pousada de Stª Maria da Arrábida Abriu o museu do "Poeta da Arrábida" Azeitão acolhe espólio de Sebastião da Gama, em espaço com auditório

O Museu-Biblioteca Sebastião da Gama foi inaugurado ao final da tarde, de terça-feira, em Vila Nogueira de Azeitão, pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Mata Cáceres. Localizado na freguesia de São Lourenço, o projecto do museu dedicado à memória do "poeta da Arrábida" é da autoria do arquitecto António Araújo e custou cerca de 70 mil contos. Ocupa uma área de 200 metros quadrados do antigo aquartelamento da delegação de Azeitão dos Bombeiros Sapadores de Setúbal. Subordinado ao lema "Pelo sonho é que vamos", pode ler-se na parede o conhecido poema que começa precisamente com aquela frase "pelo sonho é que vamos/comovidos e mudos/Chegamos? Não chegamos?/Haja ou não haja frutos/pelo sonho é que vamos".

Auditório e biblioteca
No rés-do-chão, na sala destinada ao serviço educativo, encontra-se em exposição o espólio de Sebastião da Gama, constituído por fotografias, objectos pessoais, manuscritos e primeiras edições das suas obras "Diário", "Serra-Mãe", "Campo Aberto" e "Pelo sonho é que vamos", entre outras. No primeiro piso, funciona uma biblioteca e um pequeno auditório. o museu dispõe ainda de um quiosque multimédia, que inclui dados sobre a vida e a obra de Sebastião da Gama. Na inauguração, estiveram presentes muitas figuras de relevo de Setúbal e, sobretudo, antigos alunos do poeta. Na rua, elementos do grupo Gil-Teatro encarregaram-se da animação.

Poema inédito
O historiador Fernando António Baptista Pereira sintetizou, durante a sessão, a vida e o trabalho poético de Sebastião da Gama, a sua passagem por Setúbal, Lisboa, Estremoz e Arrábida, onde escreveu grande parte da sua obra.
Por sua vez, a viúva do poeta, Joana Luisa da Gama, que em 1986 prometeu doar o espólio do marido quando existisse espaço físico para o acolher, leu um poema inédito, alusivo às crianças, já que a inauguração teve lugar precisamente no Dia Mundial da Criança. Mata Cáceres, presidente da Câmara de Setúbal, salientou na sua intervenção que o novo equipamento reforça a oferta do concelho no campo dos museus, juntando-se ao do Trabalho e ao do Convento de Jesus. (...)
Em declarações ao JN, Ana Duarte, responsável pelo Departamento Cultural do município sadino, revelou que o museu funcionará diariamente no horário de expediente e "começará em breve a receber os alunos das escolas do Concelho, a fim de lhes dar conhecimento da figura de Sebastião da Gama". Parte do espólio será anualmente renovado, já que está disponível muito material.



 Contacte-nos

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net