perto de si!

VISITE:

Sabores de Azeitão

Terra de tradições, Azeitão conseguiu, ao longo dos tempos, conquistar quem a visitava, tanto com a sua beleza natural como gastronómica
 
Visite Azeitão! Saiba onde ficar alojado

AZEITÃO, uma região a descobrir!

Sugestões: envie-nos um mail


Saiba como chegar a Azeitão...

Visite ainda: Arrábida

Terra de Sabores

Sabores de Azeitão

 


zeitão
é uma zona não só rica em aspectos naturais e históricos mas, também, extremamente afamada pelos seus produtos regionais, entre os quais se destacam o Queijo de Azeitão, os Vinhos (Moscatel, Periquita, etc) e os Doces (Tortas, Esses, Amores, Queijinhos).

Poderá assim disfrutar dos bons ares desta zona (desde tempos antigos procurados) e dos bons prazeres gastronómicos.

Venha, passeie pela Serra da Arrábida, delicie-se com uma paisagem fantástica, visite o Convento (tem que marcar previamente), sinta o silêncio que inspirou os frades, desça à praia e veja como a serra se banha nas águas calmas deste Portinho, almoce num dos restaurantes lá existentes e não se esqueça de molhar os pés (cuidado que é bastante fria).

Volte para Azeitão e aproveite o fim de tarde para aí cometer o seu "pecado" do dia e pedir uma torta e um moscatel (aconselha-se uma pequena casa - onde tudo começou - chamada O Cego).

Para ficar pelo fim-de-semana fora pode aproveitar uma variada oferta que esta região lhe oferece. Veja a página sobre Alojamento.


QUEIJO DE AZEITÃO

Representativo de uma das actividades tradicionais do Parque Natural da Arrábida, o queijo de Azeitão é um queijo amanteigado, feito com leite de ovelha, que se caracteriza pelo seu sabor e aroma peculiares, qualidades que lhe são conferidas pelos pastos da Arrábida e o cardo que é utilizado na sua coagulação. mais »

   MEL DA ARRÁBIDA

 A abundância de plantas aromáticas (alecrim, murta, esteva, rosmaninho, tomilho e tojo, entre outras), aliada ao carácter temperado dos invernos, oferece boas condições para a apicultura. O mel da Arrábida tem um sabor aveludado e muito característico.

 


     VINHOS

É uma das regiões vitívinicolas mais antigas de Portugal, caracterizada pelo famoso Moscatel de Setúbal, os tintos da casta Periquita e os brancos da casta Fernão Pires. Duas das maiores empresas vitivinicolas nacionais estão instaladas em Azeitão: José Maria da Fonseca e Bacalhôa Vinhos.



     DOCES REGIONAIS



Os doces de Azeitão são bastante conhecidos a nível regional e não só! São igualmente um excelente cartão de visita desta Vila.
Algumas referências têm que obrigatoriamente ser feitas em especial a Manuel Rodrigues, O Cego, que exercia as actividades de hospedeiro e aguadeiro ao domicílio, que graças às preciosas mãos de sua esposa D. Maria Albina, e de sua filha, se tornou um fabricante reputado de uns deliciosos bolos - os «SS», as roscas e os amores de Azeitão - que desde o princípio do século tornaram-se conhecidos e passaram a ser mais um pólo de atracção da região.

Recorda-se que estes bolos eram cozidos de início no forno da padaria de João Alface, e eram particularmente apreciados quando se comiam acompanhados de um cálice do não menos famoso moscatel roxo (ver Vinhos), também fabricado nesta localidade. A filha de Manuel Rodrigues idealizou e fabricou, um pouco mais tarde, os não menos famosos queijinhos de ovo e amêndoa e as tortas, que adquiriram bastante fama e enriqueceram a actual e tão apreciada doçaria de Azeitão.

Clique aqui e fique a saber a receita das Tortas de Azeitão.

Azeitão, uma região a descobrir!
 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

 PUBLICITE neste site!

Este site foi compilado com optimização para uso com o Internet Explorer 4 ou superior. Embora funcione noutros browsers (por exemplo, Netscape), muitas das funções não terão pleno funcionamento, podendo igualmente existir configurações distorcidas.

 :: © 1999/2007 - Bernardo Costa Ramos  :: www.azeitao.net  ::  Azeitão, uma região a descobrir! ™ ::

Visite ainda: www.saboresdeazeitao.com  ::  www.bacalhoa.eu :: www.troiaresort.com

Declaração de exoneração de responsabilidade :: Sobre o sítio/site www.azeitao.net