José de Sousa Garrafeira 91


Classificação: V.Q.P.R.D.
Tipo: Tinto
Castas: Trincadeira (60%), Aragonez (30%) e Bastardo(10%)
Região: Reguengos
Área da Vinha: 4 ha.
Tipo de Solo: Granítico
Produção de Vinho: 17.388 Litros

Características
Prova
Côr: Retinta
Aroma: Complexo, frutos secos e folha de tabaco
Paladar: Corpo cheio e macio e equilibrado
Final de prova: Longo

Vinificação: Após pisadas e desengaçadas manualmente num pequeno lagar, exactamente como no princípio do século, o mosto é transferido para talhas de barro, onde fermenta a 28ºC, durante 10 dias e faz uma maceração pelicular de mais 3 semanas. Após a primeira transfega o vinho vai envelhecer directamente em cascos de carvalho francês novos. No final deste estágio que leva o tempo necessário, é feito o lote final e este é transferido para Azeitão, onde após mais uma transfega o vinho é directamente engarrafado, sem ser filtrado ou estabilizado pelo frio
Envelhecimento: O vinho estagia em cascos de madeira nova de carvalho francês por um periodo de 7 meses
Engarrafamento: Janeiro de 1994
Longevidade prevista: 10 anos

Análises
Teor de alcoól: 12,7%
Acidez total: 5.5 gr/L ácido tartárico
pH: 3.6

Pratos com os quais deve ser servido
Deve ser servido a uma temperatura de 18/20ºC, depois de decantado, acompanhando caça e queijo. O vinho pode criar depósito com a idade.

Modo de servir
A uma temperatura de 18ºC

Conservação em cave particular
Garrafa deitada a uma temperatura ambiente de 15ºC e humidade de 60%

História
Seguindo o que já é tradicional, temos procurado desde 1986 reproduzir o Tinto Velho de 1940 da Casa Agrícola de José de Sousa Rosado Fernandes. Para tal vamos ao pormenor de vindimar das vinhas velhas as castas em separado: Trincadeira, Aragonez e Bastardo, cujos cachos estão em perfeitas condições de maturação e sanidade, pisalas a pés e fermentar o mosto com películas em potes de barro. Até hoje foi produzido em 1990, 1991, 1993, 1994 e 1996.

Processo Produtivo
Este vinho é produzido de acordo com o método tradicional, numa adega com 114 ânforas de barro no coração do Alentejo, em Reguengos.

Após recepcionada a entrada da uva, em caixas de 20kG, esta é pesada e analisada, antes de ser transferida e descarregada no lagar. Aí ela é pisada a pés, aproveitando-se alguns engaços. A fermentação acontece de seguida a cerca de 28-30ºC durante 8 dias com 2 semanas de contacto pelicular. Após a prensagem e a decantação, o vinho estagia em madeira e depois de passado esse período é engarrafado em Azeitão.