Memórias sobre a região - contribua

----------------

O que visitar na região? - guia rápido


 

Santa Casa da Misericórdia de Azeitão


 

por Joaquim Oliveira

            No preâmbulo do seu livro "A Santa Casa da Misericórdia de Setúbal de 1500 a 1755 "  a Drª.  Laurinda Faria dos Santos Abreu  diz-nos que as Misericórdias são "a mais notável das obras pias dos finais da centúria de quatrocentos, pela influência que exerceu na sociedade portuguesa e no desenvolvimento das instituições de beneficência ... "

            Não cabe, aqui, alongar mais as excelentes considerações do citado preâmbulo, dado a natureza local a que se vai fazer referência, pelo que se encerra -  com o devido respeito - o parágrafo.

            Certamente, que , D. Afonso de Lencastre, Marquês de Porto Seguro, e filho de D. Álvaro, Duque de Aveiro, quando fundou a Misericórdia de Azeitão, em 1622, o fez incutido do espírito referido pela autora supra citada .  

            Um documento de 1747 relata-nos como era a Misericórdia de Azeitão por essa época:

            "(...) Ha em Azeitão Casa da Misericórdia, que foi obra da piedade de D. Affonso de Lencastre, Marquez de Porto-Seguro, seu primeiro Provedor, filho do Duque de Aveiro Dom Alvaro, cuja erecção foi no anno de 1622 .

            Consta a Igreja de uma só nave, e tres altares, no mayor está collocada huma Imagem de Nossa Senhora das Necessidades ; no da parte da Epistola em huma tribuna ornada com a decencia devida, a singularissima , e milagrosa Imagem do Senhor dos Passos, assistida com frequentes venerações de todo o povo. E junto á mesma Igreja fundou a devoção do Padre Pedro de Mesquita Carneiro (Capelão do Duque de Aveiro) um hospital, no anno de 1640, e o dotou com algumas rendas, que administrão o Provedor, e Irmãos da mesma Casa ... "

            Em 1758 já disposição das Imagens era outra : ".. A casa da Misericórdia é mistica ao mesmo hospital ; tem tres altares, o mayor que é da Imagem de Christo Cruxificado , o da parte da Epistola é do Senhor dos Passos,  ... outro da parte do Evangelho da Senhora das Necessidades ...

            A Imagem de Nosso Senhor dos Passos, sai  - desde o Terramoto de 1755 - em procissão de acção de graças pelos poucos estragos que o mesmo aqui causou . Assim, a "Procissão dos Passos" sai fora do calendário litúrgico próprio do Tempo da Paixão e realiza-se no dia de Todos os Santos . 

            A missão da Misericórdia de Azeitão , foi no decorrer dos tempos, de extrema utilidade para as povoações, cumprindo - por vezes com extrema dificuldade - a sua missão. Como apontamento, descreve-se uma das missões menos conhecida da instituição.

 

            Os Enjeitados

            Apesar da assistência às crianças abandonadas remontar, em Portugal, à Idade Média, foram, no entanto, as Ordenações Manuelinas (1512-1521) que oficializaram a protecção a essas crianças .

            Mais tarde, a 24 de Maio de 1758, o intendente Pina Manique oficializou a instituição da "rodas dos expostos" e, seriam as  Misericórdias e os Conventos, os locais privilegiados, onde os pais, em desespero, temendo a sobrevivência dos filhos recém-nascidos, iriam abandonar as crianças.

            A Misericórdia de Azeitão também teve a sua "roda dos expostos", conforme se pode verificar pela resposta dada à Câmara de Setúbal quando esta a questionou sobre o assunto:

            "Azeitão como resposta , envia (em 14 de Março de 1772) certidões comprovativas de que no ano de 1764 se tinha enviado a Setúbal dois enjeitados , outro em 1770 e três em 1771 . E manda perguntar se seria justo que se lançasse uma finta aos seus moradores quando aqueles, tal como a Câmara, se encontravam tão pobres, sabendo-se de antemão que os enjeitados não eram seus ."

 

O se actual provedor é o Sr. Dr. Jorge Maria de Carvalho.

INSTITUIÇÃO  PARTICULAR  DE  SOLIDARIEDADE  SOCIAL

Rua José Augusto Coelho, n.º 154
Vila Nogueira de Azeitão
Tel. 212190691

---------------------------------------------------------------------

HORÁRIOS DE CONSULTAS

Clínica Geral Dra. Ascenção Tomé

Dra. Teresa Bertolo

2ª a 6ª - 17.00h

2ª - 9.00h e 5ª - 18.00h

 Psicologia Clínica Dra. Joana Fornelos  2ª - 9.00h
Cirurgia Geral Dra. Isabel Duarte 2ª - 17.00h (15 em 15 Dias)
Ginecologia Dra. Àgueda Vieira 2ª - 15.30h
Otorrinolaringologia Dr. Mário Santos 5ª - 15.00h
Cardiologia Dr. Leonel Bernardino 6ª - 15.30h
Diabetologia/Endocrinologia  Dra. Antonieta Gonzalez 2ª - 18.00h
Dermatologia Dr. Pedro Cachão 5ª - 15.00h
Ortopedia Dr. Paulo Dourado 2ª - 16.30h
Análises Clínicas Dra. Manuela Ferrão  4ª e 6ª - 9.00h
Enfermagem Enf. Júlia e Enf. Céu Parreira 2ª a 6ª - 18.00h
Electrocardiogramas   4ª e 6ª - 10.00h às 12.00h

 

 MODALIDADES:

GINÁSTICA AERÓBICA,
STEP,
GINÁSTICA LOCALIZADA,
GINÁSTICA DE MANUTENÇÃO,
GINÁSTICA PARA 3.ª IDADE,
KARATÉ,
XADREZ,
AEROKIDS,
GINÁSTICA INFANTIL
E MUITAS MAIS ACTIVIDADES


Previna-se do risco de uma vida sedentária
INSCRIÇÕES na Santa Casa de 2.ª A 6.ª FEIRA (14-19 HORAS)