Parque Natural da Arrábida
    Aspectos técnicos

Lembre-se que a quase totalidade da área do Parque é propriedade privada: (95%). Não atravesse vedações, e ao passar por caminhos, trilhos e zonas não vedadas, lembre-se sempre de as respeitar.

O Parque Natural da Arrábida localiza-se na parte mais meridional da Península de Setúbal, sobre um maciço calcário de baixa altitude que se estende paralelamente à costa numa orientação SW-NE.

A altitude varia entre 0 e 510 metros, compreendendo três linhas de relevo separadas por depressões, abrangendo a Serra do Risco, da Arrábida com 510 metros no Alto do Formosinho, a Serra de S. Luís com 395m, dos Gaiteiros ou S. Paulo com 215m e as Serras de S. Francisco com 275m e do Louro com 224m.

A superfície do Parque Natural é maioritariamente revestida por um manto vegetal de feição mediterrânica, elemento visual determinante da paisagem, rasgado por cristas rochosas de natureza calcária, cinzentas a norte e esbranquiçadas a sul. A linha de costa compoe-se de falésias sobre o Atlântico e recolhidas praias de areias finas. Pastagens e terrenos cultivados, aglomerados urbanos e obras monumentais testemunham a presença humana.

Criado em 1976, pelo Decreto-Lei Nº622/76 de 28 de Julho.

Regulamentação em Portaria

Símbolo: Guarita do Convento Velho da Arrábida e Falésias Calcárias

 

Localização administrativa

Região Lisboa e Vale do Tejo (Península de Setúbal). Distrito de Setúbal: parcialmente nos Concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.

 

    Latitude: de 38º 26’N a 38º 35’N

    Longitude: de 8º 52’Oeste a 9º 06’Oeste

    Superfície: 10 821 ha.

    Altitude: Máx.: 510 m; Mín.: 0 m.

     

Instrumentos de gestão

Enquadramento em Redes Internacionais de Conservação: É uma Reserva Biogenética instituída pelo Conselho da Europa. Está classificado como Sítio de Especial Interesse para a Conservação da Natureza - Biótopo CORINE.

 

Caracterização sócio-económica

População Residente e Densidade Populacional

    População (81): 14001.

    População (91): 12256.

    VAR. / %: -12,5.

    Habitantes/Km² (81): 129,4.

    Habitantes/Km² (91): 113,3.

     

Actividades Económicas Dominantes: Agricultura.

Actividade Industrial: Pedreiras, indústria cimenteira.

Actividades Artesanais: Queijo, Cerâmica, Azulejaria.